Zap Móveis

Confira os 10 melhores parques do Rio de Janeiro

parques do rio de janeiro
Spread the love

É difícil não se encantar com as belezas da cidade maravilhosa. A capital possui atrações culturais, praias famosas e paisagens exuberantes. Entre as atrações que chamam a atenção, tanto de turistas quanto de moradores locais, estão os parques do Rio de Janeiro.

Localizados em diferentes pontos da cidade, eles oferecem várias opções de lazer, como trilhas de aventura, passeios históricos e proximidade com a natureza. Para ajudar você a desfrutar de todos os atrativos da cidade, trouxemos a lista com os 10 melhores parques do Rio de Janeiro. Confira!

parques do rio de janeiro

1. Parque Nacional da Tijuca

Começamos nossa lista com o Parque Nacional da Tijuca. Ele é considerado o parque mais visitado do país e recebe uma média de três milhões de visitantes por ano. Está localizado no bairro Alto da Boa Vista.

O local também é uma área de preservação ambiental, que abriga pontos turísticos famosos da cidade, como a Floresta da Tijuca, a Pedra da Gávea, Morro do Corcovado e o Cristo Redentor.

Entre as atrações oferecidas, podemos destacar trilhas, cachoeiras e ruínas históricas. O parque fica aberto diariamente, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

2. Parque Estadual da Pedra Branca

Com 12.491 hectares de extensão, o Parque Estadual da Pedra Branca está entre os maiores parques urbanos do mundo. Localizado na zona oeste da cidade, ele se distingue pela biodiversidade, com a Mata Atlântica pouco alterada e os sítios arqueológicos preservados.

Cercado por grandes bairros da capital, ele resiste à urbanização e mantém as belezas naturais intactas. Os visitantes podem aproveitar cachoeiras, praias, mirantes e inúmeras trilhas, como Rio Grande e Santa Bárbara.

O parque oferece atrações com brinquedos para crianças, diversas vias de escalada, poços refrescantes, entre outras opções de lazer. Também há opções de passeios guiados e acompanhados por guardas florestais. Ele funciona de terça à domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

3. Jardim Botânico

Esse famoso ponto turístico do Rio de Janeiro concentra aproximadamente 6.500 espécies vegetais e paisagens espetaculares. Por isso, ele serve como cenário para fotos, vídeos e editoriais.

Algumas atrações conhecidas do Jardim Botânico são os orquidários, o Jardim Japonês e o Lago Amazônico. Os passeios podem ser feitos a pé ou em pequenos carros elétricos. Há opções de visitas guiadas, inclusive noturnas.

O horário de funcionamento do parque vai das 12h às 18h, nas segundas-feiras, e das 8h às 18h, de terça-feira a domingo. O local fica perto do Parque da Lage, com fácil acesso ao metrô e entrada paga.

4. Parque Lage

Considerado patrimônio histórico e cultural, o Parque da Lage é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro. Localizado no Morro do Corcovado, ele é sede do Instituto Belas Artes — conhecido como Escola de Artes Visuais hoje. Está localizado no Jardim Botânico, e está aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h. O valor de entrada é 10 reais. 

Sem dúvida, é um dos mais famosos parques do Rio de Janeiro e conta com opções de alimentação, parque infantil, aquário, área de piquenique, etc. Para quem quer aproveitar a natureza, há grutas, lagos, cachoeiras e diversas trilhas.

5. Parque Municipal Paisagem Carioca

Criado em 2013, o Parque Municipal Paisagem Carioca é o mais novo da cidade e fica entre dois dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro: Pão de Açúcar e Praia de Copacabana. O parque funciona de terça a domingo de 8h às 17h, com o valor de 4 reais dependendo do ponto de entrada. 

O local oferece belas paisagens e trilhas para os principais pontos, como o topo do Morro do Leme, mirantes e ruínas históricas. Outro diferencial é o território ocupado pelo parque, que engloba o Parque da Chacrinha e as áreas de proteção ambiental dos Morros do Leme, São João e Babilônia.

6. Aterro do Flamengo

Ocupando uma área com mais de 1 milhão de m², o Aterro do Flamengo é um dos maiores parques do mundo. Ele oferece uma vista privilegiada para o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, além de abrigar o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu Carmem Miranda, o Pavilhão Japonês e a Marina da Glória.

O Aterro do Flamengo também está entre os parques do Rio de Janeiro com mais opções de lazer. Os visitantes contam com quadras de vôlei, tênis, basquete e futebol, além de ciclovias e locais para fazer piqueniques. Ele está localizado no bairro Parque do Flamengo, e está aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h. A entrada é gratuita. 

7. Parque Estadual da Chacrinha

O Parque Estadual da Chacrinha se destaca por ficar localizado no bairro de Copacabana. Por isso, além das paisagens naturais, ele traz um pouco dos registros históricos da cidade aos visitantes. Ele está aberto de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Nele, é possível ver as ruínas de casas antigas da região e conhecer a rota dos alimentos utilizada no período colonial. O parque também oferece passeios e trilhas, além de locais para famílias, com bancos e brinquedos para crianças.

8. Parque Natural Municipal da Catacumba

Outra opção para os amantes de aventura é o Parque Natural Municipal da Catacumba. Ele está localizado na zona sul da cidade e é rico em paisagens naturais, proporcionadas pela flora e pela fauna da Mata Atlântica.

Entre as opções de esportes que podem ser praticados no parque, podemos destacar rapel, tirolesa, trilha, arvorismo e escalada. As atividades são oferecidas por empresas especializadas, que disponibilizam passeios para adultos e crianças.

Além disso, o local tem uma vista privilegiada para pontos turísticos conhecidos, como a Pedra da Gávea, o Jardim Botânico e o Morro Dois Irmãos. Ele tem entrada gratuita e abre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

9. Parque Estadual do Grajaú

O Parque Estadual do Grajaú fica na zona norte da cidade, trazendo flora e fauna diversificadas. Vários tipos de árvores e aves nativas podem ser encontradas no local, que é o lar de espécies em risco de extinção, como o gavião-carijó e o tiribas.

O parque também conta com uma infraestrutura completa, que inclui banheiro, bebedouro, mesas, bancos e brinquedos para as crianças. O horário para visitação vai das 6h às 17h, de terça-feira a domingo.

10. Quinta da Boa Vista

Para finalizar nossa lista, trouxemos o parque que já serviu de residência para a família real. A Quinta da Boa Vista abrigou o palácio real onde Dom Pedro I e Dom Pedro II moraram com a família imperial até a Proclamação da República. Ele está localizado no bairro de São Cristóvão, e está aberto de segunda a sexta, das 7h às 18h. A entrada é gratuita.

No parque, também se encontram o Museu Nacional de Arqueologia e Antropologia, pedalinhos, ciclovias e o Bioparque, que abriga mais de cem espécies de animais. Outra atração do local é o gramado, muito utilizado em festas e eventos.

Procura imóveis no Rio de Janeiro? O ZAP ajuda!

Esperamos que você aproveite nossa lista com alguns dos melhores parques do Rio de Janeiro. Além dos pontos turísticos, ajudamos você a conhecer os melhores bairros da cidade. Se você procura um imóvel na capital, conte o ZAP para encontrar a opção ideal. Acesse agora e faça uma busca!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas