Zap Móveis

Pontos turísticos de Belo Horizonte: 8 lugares para visitar na capital mineira

pontos turísticos de belo horizonte
Spread the love

Minas Gerais é um estado muito popular para quem procura um novo local para morar. A capital mineira, Belo Horizonte, apresenta uma ótima infraestrutura e opções de lazer para todos os gostos. Quer conhecer os principais pontos turísticos de Belo Horizonte? Confira o conteúdo a seguir!

1. Lagoa da Pampulha

Quando se fala em pontos turísticos de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha talvez seja a atração mais famosa da cidade. Com 18 km de extensão, ela é perfeita para se conectar com a natureza, praticar atividades físicas e participar de eventos culturais. Além disso, há outros atrativos na vizinhança, como o Zoológico Municipal e a Igreja São Francisco de Assis.

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, onde a lagoa está localizada, é considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade por parte da UNESCO. Para facilitar o passeio por lá, uma linha de ônibus percorre os principais pontos de interesse da região. Por ser um complexo, cada uma das atrações ao redor da Lagoa possui um horário de funcionamento diferente.

2. Igreja da Pampulha – São Francisco de Assis

A Igreja São Francisco de Assis, ou Igreja da Pampulha, faz parte do complexo onde está a Lagoa da Pampulha. Com projeto de Oscar Niemeyer, ela é um dos símbolos e principais pontos turísticos de Belo Horizonte. Outros detalhes do design dela remetem ao trabalho do artista Cândido Portinari e do paisagista Roberto Burle Marx.

Inclusive, esse projeto chamou muito a atenção na época, por conta do design diferenciado com curvas. Além de conhecer essa obra de arte a céu aberto, você pode ver as missas realizadas no local. A Igreja está aberta todos os dias, das 8 às 12h e das 13 às 17h.

3. Mineirão

Belo Horizonte também é um lugar que respira futebol. A cidade de times como Atlético Mineiro e Cruzeiro tem um dos maiores templos do esporte no Brasil: o Mineirão, no bairro de São José. Por lá, é possível curtir jogos dos principais campeonatos brasileiros e sulamericanos. Além disso, você pode fazer o tour pelo estádio.

Nele, também está o Museu Brasileiro do Futebol, que conta um pouco da história desse esporte e da conexão dele com BH. Inclusive, você pode visitar apenas o museu ou contratar o pacote que oferece acesso aos dois. Os horários do tour podem ser alterados conforme os eventos que acontecem no estádio. Os valores dos ingressos costumam variar entre R$ 20,00 e R$ 50,00.

4. Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade é outro cartão-postal de Belo Horizonte. Localizada na região de Funcionários, ela é um marco ligado à fundação da capital mineira e foi construída para abrigar a sede do poder mineiro. Hoje, a área se tornou um grande complexo cultural com diversas atrações para visitar.

O Museu das Minas e do Metal é uma delas e tem diversos ambientes que ensinam sobre a história de Minas, do Brasil, de minas e metais. A entrada é gratuita e funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, e a última entrada acontece às 16h30. Outras atrações são: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, o Espaço do Conhecimento UFMG e a Casa FIAT de Cultura.

5. Espaço do Conhecimento UFMG

No Espaço do Conhecimento UFMG, cultura, arte e ciência se misturam de maneira lúdica em ambientes de divulgação do saber. Ele está localizado no bairro de Funcionários, um dos principais da capital mineira.

É um dos pontos turísticos de Belo Horizonte mais interessantes da região, porque tem vários ambientes como Terraço Astronômico e Planetário. O museu funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, e a entrada é gratuita.

pontos turísticos de belo horizonte

6. Casa Fiat de Cultura

Como falamos, a Casa Fiat de Cultura está localizada no complexo da Praça da Liberdade. Ela existe desde 2006 e oferece uma programação que é renovada constantemente. O principal objetivo dela é incentivar o público a interagir com movimentos de arte e linguagem, por isso as exposições são gratuitas. 

O local já recebeu diversas exposições, como O Inferno de Dante, sob a ótica da artista italiana Valentina Vannicola, e GEMINI, que foi baseada em uma história em quadrinhos de Rogi Silva e Clémence Bourdaud. Também é possível aproveitar o café e a lojinha. A Casa Fiat de Cultura funciona nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h; e aos finais de semana e feriados, das 10 às 18h.

7. Mercado Central

O Mercado Central é outro dos pontos turísticos de Belo Horizonte. Localizado no Centro da cidade, ele está aberto diariamente, nos seguintes horários de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h; em domingos e feriados, das 8h às 13h. O estacionamento do local funciona das 8h às 22h.

Então, o que fazer nesse ponto turístico? Nele, é possível fazer compras nas lojas dos mais diversos setores. Além disso, o local tem restaurantes, lanchonetes e cafés para você apreciar o melhor da gastronomia. O Mercado Central também recebe uma programação especial que varia durante todo o ano.

8. Praça do Papa

Para finalizar a lista, o ZAP Imóveis trouxe a Praça do Papa. Localizada no bairro Mangabeiras, ela recebeu esse nome por conta da visita do Papa João Paulo II, em 1980. Ela fica no alto de uma colina e permite que os visitantes apreciem uma vista panorâmica da capital mineira.

A Praça do Papa fica em uma região com grande área verde e possui uma estrutura de concreto utilizada para eventos. No local, os moradores de Belo Horizonte costumam apreciar a vista, fazer piqueniques, praticar esportes, caminhar e muito mais. 

No ZAP tem imóvel em BH!

Viu só? Existem muitos pontos turísticos de Belo Horizonte para visitar ao morar na cidade. No ZAP Imóveis, você encontra diversas opções de imóveis na capital mineira e tem a ajuda de filtros para selecionar o espaço ideal conforme a sua preferência. Confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas